terça-feira, 5 de março de 2013

Tutorial: Bolsinha porta-lanche

 Oláááá!!!!

Ok, muito tempo sem postar nada por aqui, mas é por um bom  motivo. Estava aprendendo os primeiros passos na máquina de costura. A cada dia, vai ficando melhorzinho. Muitas mudanças na rotina ultimamente, o que dificulta parar e escrever aqui no blog.

Mas enfim! Hoje trago um tutorial, facinho, facinho, de uma bolsinha para guardar um sanduba, um biscoitinho, um lanchinho quando for ao trabalho, por exemplo. É fofa e muito fácil de fazer (muito melhor que sacola plástica, né?).


Você vira a "abinha" do avesso para abrir



Aprendi a fazer neste tutorial aqui.

Bom, como eu aprendo muitos tutoriais das talentosas americanas, tudo fica em "inch", polegadas. Pra não ficar toda hora convertendo para cm, usei uma fita métrica que tem inch e cm. Uma beleza! Então, quando você ver o símbolo ( " ) quer dizer inch.
 Vamos lá:

Materiais:
-  um pedaço de tecido de 16"x 8"
- máquina de costura
- linha
- ferro de passar e tábua
- paciência :)

Dica: aprendi com uma costureira profissional: você pode usar sabonete para marcar seus tecidos na hora de cortar. Sabe aqueles sabonetes velhos, endurecidos, secos? Funcionam muito bem!

Bom, primeiro, peça a Deus que te ajude e te capacite, sem Ele, não podemos fazer nada!
Então, você vai cortar o tecido nas medidas indicadas.

Depois, com o lado errado do tecido para cima,  você vai pegar cada lado mais curto do tecido e dobrar duas vezes em direção ao centro, formando duas bainhas bem fininhas, o suficiente para passar a costura na máquina. Vai facilitar se você passar as bainhas à ferro. Elas ficam no lugar.



Passe as bainhas na máquina com o ponto retinho, arrematando no início e no fim para segurar.

Passe no ferro. Pegue uma extremidade e dobre 6" pra cima. E a "abinha" de cima, dobre uns 2" para baixo.



Passe no ferro para segurar. Agora, você vai passar a costura nas extremidades abertas, fechando os dois lados que estão abertos, a abinha, passando a costura ao longo das duas laterais, com uma margem o mais curta possível. Depois, corte o tecido que sobra, cuidando para não cortar os pontos.

Agora, vire sua bolsa do avesso. Vai ficar mais ou menos assim:


Passe o ferro nas laterais. Depois costure novamente cada lateral, com uma margem um pouco maior, com a bolsa do avesso.


Passe sua costura à ferro, vire a bolsinha para o lado certo e voilà!

 
prontinha para guardar seu lanchinho!
Uma igualzinha a esta dei de presente para a cunhadinha! Minha sogra disse que essa técina é a mesma para fazer fronha de travesseiro! Hummmm...Bom, aniver da mamãe chegando, pretendo fazer uma echarpe/cachecol de verão bem fácil e rápido também. Cenas para os próximos posts!

Obrigada por ler!

Patrícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário